Discussão: Feminismo

Olá pessoal!


Eu já tinha feito uma postagem sobre o feminismo há algum tempo atrás e não iria repetir. Porém, com alguns fatos que estão sendo destaque na mídia ultimamente, achei necessário eu me posicionar novamente. Não porque eu quero gerar polêmica, mas porque ainda acho que muita gente não entende a importância real dessa discussão.

Diversas pessoas me perguntam: "Ale, você é feminista?" e minha resposta sempre foi sim. Lá vem a enxurrada de opiniões e narizes torcidos. Vejo muitos homens com medo de dizer que são feministas simplesmente por não entenderem o que a palavra significa. Feminismo não é a supremacia da mulher. Feminismo é a mulher ter os mesmos direitos que os homens, é a mulher ser respeitada e ouvida.


Se você acha que no Brasil não há desigualdade, você não é mulher. Você não sabe o que é passar em frente a uma borracharia. Você não sabe o que é voltar tarde da noite para casa em uma rua deserta ou onde tem apenas um bar com bêbados. Você não sabe como é degradante ouvir um homem dizendo "peguei fulana" e essa fulana é você. Ah, mas Ale, tem muitas meninas que falam que "pegam homens" também. Ok, elas falam, mas não estou dizendo que elas estão certas. Ninguém deve ser "pegável", pelo amor de Deus, ninguém é um objeto!


Os casos de estupros estão cada vez mais frequentes... Não, os casos não aumentaram, apenas estamos tendo uma sociedade mais instruída e corajosa. Estupro sempre existiu, porém agora as mulheres estão aprendendo a soltar a voz e perdendo o medo. Hoje, as garotas denunciam. Hoje, nós estamos nos fortalecendo e correndo atrás do nosso espaço. Há luta.

Antes de escrever esse texto, ouvi as declarações do "cantor" Biel para a repórter e fiquei extremamente incomodada com o fato de ter mulheres (fãs) que ainda o apoiam. Que tipo de pessoas vocês são? Vocês realmente acham normal alguém brincar com o seu corpo? Fazer as "piadas" que ele fez é crime sim!


Não é não. Sim é sim. Tanto para homens quanto para mulheres. Parem de agir como se fosse normal ser "pegável" ou fazer brincadeiras de mal gosto, parem de agir como se mulheres fossem descartáveis. Respeito é o mínimo que pedimos.

Infelizmente, sei que meu texto será mais um no meio de muitos machistas por aí, mas eu não podia deixar passar despercebido um debate tão importante. Novamente, venho mostrar um dos discursos mais emocionantes e sinceros que eu já vi. Emma Watson que recentemente compartilhou a campanha #EstuproNãoÉCulpaDaVítima fez uma belíssima declaração na ONU:


Bora lutar mulherada! Nós podemos. Nós somos capazes e merecemos respeito.

#HeForShe
#EstuproNãoÉCulpaDaVítima

- Ale

Comentários

  1. Infelizmente é algo que convivemos no dia a dia e ainda tratamos como algo normal, às vezes parece até exagero e vivemos de exageros mesmo. Uma propaganda do filme X-Men Apocalipse por exemplo foi mal interpretado por que uma personagem mulher estava sendo sufocada pelas mãos de um personagem masculino e isso não pegou bem.
    Entre o certo e errado acabamos convivendo com muitas diferenças e divergências. Piadas, brincadeiras de mal gosto e insinuações se mostram ingênuas num determinado instante e preconceituosas depois de um tempo.
    Sobre a entrevista do tal MC, ele apenas está reproduzindo a sua formação de caráter e as mulheres que se sujeitam a isso, estarão dispostas a serem tratadas como objetos e descartáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que essa questão do X-Men foi bem exagerada. As pessoas não conhecem bom senso.

      Excluir
  2. Oi, Ale!
    Palmas para o seu texto!
    Gente, eu vi algumas coisas sobre esse tal de Biel e vi o vídeo dele de desculpa. Eu fiquei de cara quando ele disse que achava que as palavras dele não iriam machucar ninguém. Como assim você acha que, ao comentar para uma jornalista que a estupraria rapidinho, não iria machucar, não só a ela, mas como todas as mulheres?
    Realmente está bem enraizado essa cultura do estupro na nossa sociedade.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luiza. Eu não acredito muito nesse pedido de desculpas, mas fazer o que... Precisamos quebrar essa cultura aos poucos.

      Excluir
  3. Sabe o que eu vejo muito? Pessoas se dizendo feministas, mas que na verdade tem essas mesmas atitudes que você citou.
    Acho que para tudo na vida devemos usar da empatia e do bom senso e buscar sempre ser o melhor que podemos ser.
    Ninguém é perfeito, mas podemos praticar no nosso dia a dia ações que beneficiem o bem comum.

    Beijos


    ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Depois que amigos próximos meus discutiram feio por conta desses assuntos polêmicos, eu passei a preferir não me pronunciar sobre essas coisas e só observar. Quanto ao feminismo, acho que tem muita coisa errada tanto na atitude dos homens como também nas mulheres, acho que nós como mulheres e repletas de amigas temos a posição de tanto defender quanto criticar o que realmente está errado em determinadas ações nossas ou mulheres próximas de nós, então resumindo, ambos tem seus lados a serem trabalhados se quisermos conquistar um mundo com igualdade e paz.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o problema Carol, as pessoas precisam de respeito e saber ouvir a opinião dos outros.

      Excluir
  5. Alê sua linda <3
    tem blogs que a gente tem orgulho de citar e falar que visita e sempre falo do seu, textos como esses fazem a gente ver que ainda tem gente que leva esse Brasil pra frente! Confesso que tenho algumas feministas no face, mas acredito que elas sejam dessa posição radical e quando algum homem comenta, já vem com um machadinho na mão, acho tão chato! Mas isso que você comentou de pedir por respeito, meu Deus, é tão simples né? E deveria ser o básico do ser humano, o que infelizmente, não é. Espero que por essa postagem as pessoas possam começar a se conscientizar um pouquinho né? É horrivel passar na frente de um posto de gasolina e ser "cantad"a #queb***ta
    mas um dia a gente supera T.T

    Ai! Eu terminei guerra civil! Mas bem nada a vercom o filme KKK e nao teve a morte do capitao america.. Ai eu fui muito mais team homem de ferro - o capitao nao é tao mocinho no livro, né??
    Mininaa hahaha preciso ver xmen - eu cheguei a ver a JLaw como mistica mas nao vi ofilme todo KKKKK #aquelas eu fiquei de olho no Lucas Till KKKKsério mesmo? oloco! Pediu explicações pro LP? Ele manja das referencias HEHEHEHEHE

    Sobre GOT: eu fiquei sabendo unicamente que é "Hold the door" aí falando rapido ficar Hodor, porém contudo todavia entretante no entanto, eu não descobri a historia KKKKK #fgugindo doos spoilers Outro dia foram falar do spoiler da Arya, dos olhos dela, e eu literalmente saí correndo e esperei os meninos pararem de falar para voltar ao local KKKK #soudessas

    Arrow foi MUITO mas MUUUUUUITO sem graça a season finale, na boa, deviam ter acabado na SF LINDA da terceira temporada - fefe com cabelos ao vento, Oliver feliz, tudo bom! KKK E o The Flash? Achei que essa temporada foi tããããõ mas tãããão chatinha kkk que nossa sinhora, os seriados de super herois da DC estão caidinhos em relação aos da Marvel KKK #aquelas
    Ai eu vi Mr Robot na Record, e como ja tinha visto antes posso te afirmar: a Record é muito filha da mae, eles cortaram uns 20 minutos de episodio fora o resto, porque cada episodio tem em torno de 1h e eles passaram em tipo 35~40 min, -.- cortaram várias cenas importantes #afe mas deu pra relembrar e estou pronta pr asegunda temporada!!!!

    Bem, DEPOIS que voce falou que Reign tem 22 episodios confesso que desanimei um pouco KKKK agora animei mais pra Orphan Black - POW é só 10 episodios por temporada? Nossa, agora deu até vontade - aqcho que vou baixar o piloto HEHHEHEHE e ver o Piloto de The 100


    Aiii! Eu juro que vou ver mais uns episodios de demolidor esse final de semana - GRAÇAS A DEUS AS PROVAS DO SEMESTRE ACABARAM!!! - só esperar as notas e apresentar a pre banca, e depois ferias se Deus quiser hehehehehe aí é mais facil de acompanhar também, mas ta muitoooo bomm!!
    E nem estava mais lemmbrando de QuanticoKKKKK #soudesssas mesmo

    Ai menina! Vou so terminar esse grandao do George R R Martin e ler Julia Quinn e ler Outlander - ai meu Deus! ja estou ansiosa viu hehhehehe
    vou baixar a garota do trem hein, vou procurar o epub jaja hehehe

    OBA!
    Ai Ale, semana que vem tem Como eu era antes de voce^... eu=</3

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ale, sua linda, tudo bem?
    Eu só tenho uma coisa a lhe dizer: muito obrigada!!!! Eu não sabia dessa campanha, acabei de ver o vídeo e fiquei arrepiada e até me emocionei. Aprendi que homens também são oprimidos como as mulheres, eu não sabia disso, ela mudou minha visão. Foi perfeito quando disse que homens e mulheres não estão em lados opostos, ambos são vítimas de preconceito quanto ao gênero. Temos que nos unir para viver em um mundo com respeito, dignidade e amor. Muito obrigada por compartilhar esse ensinamento. Já divulguei no meu face, lhe dando os créditos. Parabéns por essa ´postagem.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Cila, é uma campanha que devemos divulgar porque tem MUITO preconceito pela falta de informação.

      Excluir
  7. Que texto maravilhoso. Infelizmente em todo movimento existe um grupinho que denigre a imagem verdadeira. Nós, como mulheres, temos o dever de lutar por isso da melhor forma possível.

    PS: Emma sempre sendo uma pessoa linda, né?
    Beijos

    http://curaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Alessandra.
    Gostei muito da postagem e faço minhas as suas palavras. Não quero ser melhor que nenhum home, só quero ter os mesmos direitos e deveres que eles. Tem que parar com esse negócio que isso é coisa de mulher, ou isso é coisa de homem. E só quem é mulher é já andou sozinha na rua a noite que sabe bem o que é ser mulher no mundo que a gente vive.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi Alê!!
    eu simplesmente concordo com você. Ás vezes eu me canso de ter que explicar o tempo todo isso para as pessoas ou debater o assunto várias e várias vezes, mas é preciso, precisamos falar sobre e discutir sobre o tema, só assim, quem sabe, as pessoas entendem pouco mais sobre o feminismo!

    Excelente post

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe muita falta de informação e a intolerância não nos deixa explicar as coisas :(

      Excluir
  10. Olá Ale! Tem muitas pessoas que não entendem as diferenças, acho que existe casos e casos, todos tem que entender, que tanto o homem, como a mulher tem que ter direitos iguais, eu também não gosto da maneira como muitos homens tratam nós mulheres como meros objetos, assim como não concordo a maneira que muita mulher age por ai com homens, acho que o respeito cabe a ambos! Adorei a postagem.

    Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ai Ale, nem me fale desse caso do Biel, não tem explicação pra essa criança ter tantas fãs que o defendam, sério, é ridículo as coisas que ele fala! Mas na verdade é um reflexo né, ele não é o único que pensa e age dessa forma.
    Realmente precisamos lutar, mas acho uma pena que existam mulheres que acham isso normal e bonito.
    Bjs, te indiquei num prêmio lá no blog ;)
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Admiro a luta de vocês. Os fatos recentes estão bem gritantes.

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023