Série: The Handmaid's Tale

Olá amores!

Tive a oportunidade de assistir essa série e fiquei pensando... Acho que o mundo precisa conhecer também. É aquela história tão chocante que tem um fundo de realidade absurdo. "The Handmaid's Tale" é baseada em um livro clássico, "O Conto da Aia" escrito em 1985 por Margaret Atwood.


Produzida pelo Hulu, um streaming canadense, a série é uma distopia muito real e diferente das feitas até então, como Jogos Vorazes e Divergente. "The Handmaid's Tale" acontece após um atentado terrorista que mata o presidente dos EUA. Com isso, a sociedade em que conhecemos desaparece, surgindo assim um regime totalitário e extremamente machista. As mulheres tomam um papel na sociedade bem inferior, perdendo todos os direitos conquistados até então. Aquelas consideradas saudáveis, vão se tornar Aias (Handmaid), ou seja, servirão apenas para a procriação. E é nesse contexto que conhecemos Offred, uma mulher que perde sua família e precisa se adaptar a nova realidade. 


É importante dizer que NADA do que eu disser vai te preparar para essa série. NADA. Tudo é muito forte, impactante, é para chocar sim. E o mais horrível é que tudo tem um fundo de verdade. A autora do livro já deu diversas declarações afirmando que seu trabalho foi uma pesquisa e simplesmente escreveu qual seria o possível futuro. Aliás, quando você vê as notícias atuais, como Trump sendo presidente e homens ejaculando em mulheres em pleno ônibus, é o que te faz pensar: não estamos longe de uma sociedade assim.

Na história, várias mulheres são inférteis, então é trabalho das aias lhes dar filhos. Para isso, são duramente estupradas, como se fosse algo normal, afinal, há a justificativa de que tudo é para um bem maior, para "melhorar" a sociedade. Nesse ponto, podemos fazer outro paralelo a hoje em dia. Quantos ator terríveis são justificados por uma crença? Veja os atentados ocorridos principalmente na Europa. Há algumas religiões tão rigorosas que não acreditam e não aceitam o respeito e a divergência de opiniões. 


"The Handmaid's Tale" é mais que uma série, não sinta que é apenas um entretenimento. É um alerta. É um pedido de socorro por parte dessa parcela da sociedade que vem sendo sufocada com a promessa de que "o melhor está por vir". 

A atuação de Elisabeth Moss é algo surpreendente. Ela te emociona. Não existe um episódio em que sua interpretação de Offred não te faça refletir. Uma mulher que perdeu tudo aquilo que amava, uma mulher que era livre, independente. Outra atuação que preciso destacar é de Alex Bledel, como Offgleen. Ambas não aceitam a atual situação imposta, porém sabem quais serão as consequências de uma rebelião.

Ah, não sei se vocês perceberam, mas me refiro as Aias como "OFF alguma coisa". Pois é... As mulheres nessa sociedade perdem os seus nomes e começam a ser chamadas conforme os homens a que servem. Por exemplo, Offglen é a aia do Gleen, Offred é a aia do Ed. Se traduzíssemos, seria "Do Gleen" ou "Do Ed". Triste, não é mesmo?

Capa do livro à esquerda e cena das aias á direita
A produção é impecável. A fotografia é belíssima! As cores fortes (o vermelho) é basicamente usado para retratar as aias e isso faz um contraste lindo em cena. Apesar que podemos dizer que o figurino em si é bem importante para a construção do enredo, as aias são obrigadas a usar aquele chapéu em que a visão é limitada, como se fosse proibido olhar para os lados.

violência àquelas que não obedecem a sociedade, como há também aquelas que acreditam no que estão fazendo. A sociedade é muito bem dividida e temos um pouco de tudo, mas claro, com os homens sempre em posições privilegiadas. 

Não pense que será apenas uma história dramática da busca por vingança. "The Handmaid's Tale" é maior que isso. É sobre opressão, sobre perda, sobre o poder da liberdade. 


Sendo assim, para resumir, eu super indico essa série. É uma das melhores do ano! É simplesmente incrível, vai te fazer chorar, vai te fazer refletir, você será outra pessoa após terminar os 10 episódios disponíveis nessa temporada 1. Lembrando que já temos a confirmação de uma renovação e em breve, espero poder trazer mais novidades para vocês. 

O livro está na minha listinha de desejados e acho legal dizer a vocês que a nossa querida Emma Watson indica a obra, ou seja, mais um motivo para irmos atrás e conhecer essa distopia que mexe com o coração de quem a lê/assiste. E se você já teve algum contato com essa história, me conta! Vou adorar saber sua opinião.

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Série favorita do ano!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Alêee
    que série hein?? Nossa deve ser um livro maravilhoso também
    como será que termina? Fiquei triste pela Offred, espero que ela consiga reverter essa situação :(
    Tá no netflix???
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, é do Hulu, ainda não tem no Brasil, mas terá pela Paramont.

      Excluir
  2. Oi Ale! Ainda não criei coragem para ver, nem ao menos ler o livro. Sei que o conteúdo é bem forte e o quanto vai mexer comigo, desta forma preciso mesmo estar bem preparada para encarar. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ale, tudo bem?
    Tô de olho nessa série, parece ótima. <3
    Pelo visto a eterna Rory (Alexis Bledel) tem feito um ótimo trabalho.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi Ale, tudo bom?
    Eu tô muito ansiosa pra assistir essa série, mas ao mesmo tempo tô me segurando porque sei que vai me impactar demais, emocional e psicologicamente. Não é uma coisa fácil de assistir, exatamente por isso que você falou: é uma possibilidade. E é assustador, porque a cultura do estupro tá ai e deusa me ajude que ainda tem gente (muita gente) que adora fingir que não.
    Adorei sua crítica, ficou impecável!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Aii que tudoo! Eu adorei saber dessa novidade. Ainda não li o livro, mas estou louca atrás dele. Quero muito ler, para depois ver a série.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  6. Oi
    já vi falarem muito bem dessa série e que bom que gostou, tenho interesse em ver, mas essa série parece ser bem intensa, mas que toca em um assunto importante.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi!!! Estou lendo muito sobre essa série e me preparando para assistir. O enredo é bem forte e mostra coisas terríveis. Também quero ter a oportunidade de ler o livro. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ale. Vi uma resenha da série em algum blog e gostei muito dessa temática. Eu acho que a autora conseguiu retratar de uma maneira bem profunda um futuro que talvez não esteja tão distante assim. É incrível o quanto ficamos surpresos com o que as pessoas conseguem fazer com as mulheres nos dias atuais, então imagina essas aias, que não poderiam sequer protestar. Tenho certeza que ficaria chocada por essa história.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Confesso que não seria o tipo de série que eu assistiria, mas fiquei bem curiosa pelos teus comentários, quem sabe.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ale,
    Tudo?
    Menina que dica maravilhosa. Eu ainda não conhecia essa história mas nossa ela realmente promete impactar e fazer pensar. Com certeza eu vou baixar pelo menos um episódio para conferir. Fiquei confusa quando vi ela com aquelas roupas e li que era de um futuro mas pelo que entendi parece que elas são levadas para uma colonia certo? Muito louco isso. Adorei a dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha visto muitas pessoas elogiando essa série, mas eu não sabia do que se tratava. O enredo é realmente muito interessante e inovador. Eu não teria coragem de assistir porque achei muito pesado, mas eu acho uma série que merece ser conhecida sim, o tema que ela aborda é muito importante.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/09/resenha-do-livro-sempre-foi-voce-carrie.html

    ResponderExcluir
  12. Oi Ale, primeira resenha que leio dessa série, por incrível que pareça tá aí The Handmaid's Tale com certeza eu prefiro assisti a série do que ler o livro, sei que o livro é super indicado rmb, mas prefiro ficar com a série nesse caso, quem saiba eu não consiga assistir em breve.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ale! Tudo bom??

    AMEI sua indicação! Fiquei presa na sua resenha! Parece ser muito forte e precisa estar com o psicológico bem para assistir. Achei muito interessante, e só queria saber se no final dá certo, sabe? Estou com uma impressão de que vou passar raiva assistindo isso, e se no final essas mulheres não conseguirem fazer uma revolução... kkkkkkkkkkk Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  14. Olá,Ale.
    Eu preciso assistir essa série. Menina com os absurdos que vemos hoje em dia não é dificil imaginar que algo assim aconteça no futuro não. E o que é pior é ouvir essa frase de justificativa que é para o bem maior. Vou anotar aqui para assistir.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Oi Ale,
    E advinha qual é a minha leitura do momento? Justamente O Conto da Aia rsrs.
    Estou achando a estória bem forte e impressionado com a forma que a autora vai revelando esse mundo ao leitor. Porém, o texto é bastante denso e até um pouco cansativo, sabe?
    Enfim, não sei se não é capaz da série conseguir desenvolver a estória melhor do que o livro. Então, assim que eu acabar de ler, vou começar a assistir.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ale! =)
    Vi o livro há poucos dias em algum perfil do instagram e fiquei interessado, é novidade para mim que também tem uma série que foi baseada nele. Por tudo oque você disse, de fato parece chocante. Dialoga bastante com a atualidade. E é tanta "merda" (perdão pela palavra) acontecendo que realmente não estamos tão longe de chegarmos a tal ponto.

    Ótima dica. Eu apesar de não gostar de séries vou querer assistir essa.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da dica e entendido a complexidade de tudo.

      Excluir
  17. Oi, Alê

    Eu estou louca para assistir a série, mas vou ler o livro primeiro. Comprei meu exemplar há pouco tempo e só estou dando uma adiantada nos livros de parceria para poder pegar ele! \õ/

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  18. Já ouvi falarem muito dessa série e realmente parece ser o tipo de série que o mundo todo deveria assistir pra se conscientizar e para que esse futuro nunca venha a acontecer. Ótima resenha!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ale!

    Que coincidência! Hoje mesmo eu li em outro blog sobre essa resenha e decidi assistir o primeiro episódio. Realmente é MUITO impactante e também chocante ver como algumas coisas da série se aplicam aos dias atuais.

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi Alê!

    Tenho lido e assistido muitas resenhas a respeito desta história, e um tema necessário e extremamente forte, mas não é uma série que eu tenha condições de assisti, se tem algo que consegue abalar terrivelmente meu psicológico e estupro. E como você e outras pessoas já citaram é uma série que possui cenas fortes para chocar então, infelizmente eu vou passar, mas espero que o máximo de pessoas possam assistir, pois não se fala de outra coisa é isso e bom.

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  21. Aleee
    Eu não consegui ver todos os eps dessa série, é forte demais!
    Maravilhosa e importante, mas tem que ter estômago!
    Que bom que foi premiada no Emmy, merecido!
    Sua crítica está perfeita <3
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Melhores Livros 2023

Expectativas 2024