Livro: Rainha das Sombras - Trono de Vidro #4

Olá amores!

Vamos falar mais sobre "Trono de Vidro"? Hoje, a resenha é do livro 4 da série, o chamado "Rainha das Sombras" que também foi escrito por Sarah J Maas e publicado pela Editora Galera Record. E antes de mais nada já adianto que é o meu livro favorito da série e que a resenha será com e sem spoilers novamente, ok?


Nesse volume, Aelin já retornou como a grande rainha para enfrentar o Rei de Adarlan, porém após os grandes acontecimentos do livro anterior, o chamado "A Herdeira do Fogo" todos os outros personagens estão em situações complicadas e com o perigo iminente. 



SEM SPOILERS:

Com suas 643 páginas, "Rainha das Sombras" veio mostrar o porquê a série Trono de Vidro é uma das melhores séries fantásticas da atualidade. O dinamismo da escrita da Sarah J Maas encontra seu ápice, já que por mais que seja uma obra longa, ela é cheia de acontecimentos e cada capítulo está ali com um propósito maior. E posso garantir que as surpresas não param de acontecer. 

Temos temáticas muito bem abordadas aqui: arrependimento, amizade, o que é certo ou errado para um pode não ser o mesmo para o outro, o altruísmo, jogo de poder, pré-julgamentos... O livro é muito intenso, impactante, é relevante, nos apresenta diversos momentos decisivos que determinam não apenas o caminho que a história tomará como também quem são os personagens. Como a própria Manon se questiona: ela é assim ou foi transformada nisso? Isso é uma crítica social muito forte! Até mesmo a rainha Aelin sai do esteriótipo de bondosa e única salvadora da pátria, ela é emponderada mas sabe ameaçar quando necessário, ela sabe trabalhar em grupo, ela precisa de ajuda, não mede palavras, não se faz coitada ou gentil. Ela é o que é e se for preciso vai para a frente de batalha para defender aquilo que acredita ser o certo.

Rowan fica um pouco ausente nesse início de livro, mas temos a presença constante de Chaol. Já Dorian fica um pouco recluso, mas suas aparições sempre serão marcantes. Tenho algumas apostas para o personagem e espero que eu acerte, pois ele só está em uma crescente. E se vocês me dissessem lá no livro 1 que eu iria preferir Dorian a Chaol, eu iria rir e não levaria a sério, rs. Ah, e sobre Celaena não vou falar, porque tudo será spoiler, ok? rs

E para finalizar essa parte sem spoilers, super recomendo que vocês leiam! Finalmente chegou o livro que eu digo: é impecável e vale muito muito muito a pena vocês arriscarem a ler essa série longa. Até porque, não dá para ficar entediado, é um enredo extremamente envolvente, cheio de ação e reviravoltas.

Celaena ou Aelin? Quem você prefere? rs

Agora, vamos a parte COM SPOILERS:

Manon brilhou nessa história. Vi um comentário uma vez de que ela é a verdadeira Rainha das Sombras e eu acho que de certa forma, eu concordo. Aelin tem uma certa arrogância que não é 'certa', já que até o livro passado ela nem queria ser rainha. E do nada ela decide que é o melhor para o reino? Humm, não sei... Acho impactante a força e o poder da personagem, mas a consciência que Manon vem adquirindo se fez mais coerente, pelo menos na minha opinião. Destaque para a cena em que Manon e Aelin se enfrentam, você fica com a respiração presa e de boca aberta!

A ingressão de novos personagens só vem agregando a história, Lysandra principalmente, foi uma grande surpresa positiva. Após a perda de Nehemia no livro 2, fico pensando o que seria de nossa protagonista sozinha até o final? Uma amizade é sempre muito bem vinda. Além do que Lysandra foge do convencional, algo que me agrada muito. O que não falta nesse livro é emponderamento feminino. Viva o #GirlPower!

O relacionamento de Aelin e Rowan se torna mais visível e por mais que ambos estejam naquele 'vai não vai irritante', é disso que o povo gosta, minha gente! Tudo tem que ser gradual, ainda mais que o foco da série é o jogo de poder e não o amorzinho, né? Acho que é um acréscimo bem vindo para aliviar a tensão/clima pesado e obscuro, mas sem tirar o brilho que a série possui. 

A leitura foi eletrizante! Novas descobertas foram feitas e admiro o fato de nada ser facilmente resolvido. Alguns pontos que gostei muito foram: o retorno de Kaltain, o reencontro de Chaol e Celaena, a história de Elide e o crescimento de Manon. Este, com certeza, foi o melhor livro até agora e não acho que vou me decepcionar com as continuações.

Lysandra e Evangeline. Um dos plots mais marcantes e emocionantes.

Em breve, trarei resenha de "Império das Tempestades - 5.1", pois a obra foi dividida em duas partes, ok? Lembrem-se de deixar seus comentários para eu saber o que estão achando dessa minha aventura no gênero fantasia!

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Favorito!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oiiiii!!!!
    Essa série é muito boa, você se envolve com os personagens, torce por eles.
    Já li todos os livros e espero que você continue gostando. Espero ansiosa pelo livro 6 agora.
    Parabéns pelo ótimo trabalho!!!
    Bjos
    Mamaci

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ale.
    Eu comecei a comprar essa série por esse livro. Estava tão barato que não resisti e comprei mesmo sem ter os outros hehe. Mas já comprei e logo vou começar a ler. E quando chegou aqui quase cai de costas quando vi o tamanho dele hehe. É enorme. Pelo jeito a história só vai melhorando a cada livro. Espero gostar também.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Como não acompanho a série fico um pouco perdida nas resenhas dos livros kkkk mas pelo que posso perceber vocês está gostando muito da história!

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou sim, por isso faço até resenha sem spoilers para ver se empolgo as pessoas também! HAHAHAHA

      Excluir
  4. Eu sou bem louca pra ler essa série, mas fico meio assim porque sou emperrada pra ler esse gênero hahaha. Mas um dia vou tentar!!!

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ale!
    Eu ainda não consigo engolir Rowaelin... foi um romance muito mal desenvolvido.
    Eu adorei esse livro e confesso que shippei Manon e Elide haahaha
    Beijos
    Balaio de BabadosBeijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu achei natural a relação deles, uma evolução da amizade.

      Excluir
  6. Oi, Alê
    Ainda não senti aquela vontade louca de assistir a série que vocês tem. Meu objetivo é conseguir terminar Corte de espinhos e rosas (algum dia), aí quem sabe dar uma chance a essa Trono de Vidro.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, o final de Corte que me fez pegar Trono porque eu preciso de mais livros da Sarah! HAHAHAHAH

      Excluir
  7. Oi Ale, tudo bem?
    Uau, o livro é gigante hahaha! Eu tenho curiosidade de ler, especialmente agora que tenho acompanhado seus elogios à série. Adoro livros de fantasia com protagonistas girl power.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Oi Ale! Eu não sei como esta autora consegue criar tantos desafios e estender a série por tantos livros, claro que adoro. O universo é bem empolgante. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Alê!! Eu não acompanho a série, estou bem afastada das fantasias nos últimos tempos, mas eu fico impressionada com como a autora consegue manter a qualidade nos seus livros. Que bom que vc gostou!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

  10. OI
    OI
    OI
    ???????????????
    DORIAN A CHAOL?
    GENTE preciso voltar a ler essa série hahahha
    to com Proibido agora, Ale, to bem curiosa... Mas preciso voltar
    643 PAGINAS? E FORAM SUPER FLUIDAS, HEIN?
    QUE DELICIAAAAA <3
    amei a resenha, amiga, ja quero :(
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  11. Oi Ale, td bem?
    Suas resenhas são demais! Eu sempre fico morrendo de vontade de ler hahaha, ainda mais o fato de ser com e sem spoilers, tudo separadinho, sua maravilhosa <3
    Gostei muito de saber que o livro é intenso e impactante, gosto muito de histórias assim!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=aL_q5URiCO8&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  12. Oi Alê, tudo bem???

    Menina, por mais que eu leia resenhas megas positivas, não tenho vontade de ler esta série, ainda mais conhecendo a escrita da autora em Corte de Espinhos e Rosas que amo de paixão rs, como pode isso? Enfim, sua resenha foi super empolgante e acredito que foi uma verdadeira aventura na sua mente com os acontecimentos, porque a autora sabe trazer adrenalina para as nossas vidas e nos fazer mergulhar na história. Sua resenha ficou maravilhosa! Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou apaixonada por Corte, Di! E a falta de livros novos da Sarah me fez arriscar em Trono, além das recomendações da Lari Azevedo, rs.

      Excluir
  13. Oi Ale
    Preciso com urgência retomar a leitura desta série. Pelos teus comentários o livro parece ser muito bom.

    Beijinhos
    diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Aleeeeee
    Me perdoa, mas não pude ler a resenha inteira, porque eu ainda não comecei a série e seu que vou amar enlouquecidamente, já que Corte de Espinhos e Rosas alucinooooooooooou a minha cabeça!
    Mas ameeeeeeeei saber que é eletrizante e que se tornou o seu preferido. Já vi algumas pessoas mesmo dizendo que o quatro é o melhor.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Alê,
    Que ótimo que a série está te prendendo cada vez mais.
    Eu não faço ideia se algum dia vou ler, mas já não curto muito esse lance de dividir livro no estilo parte 1 e parte 2... igualmente com filmes.

    até mais,
    Nana e Leticia - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi só o quinto livro e já desistiram de fazer isso pq os fãs reclamaram! HAHAHA

      Excluir
  16. Eu não acompanho essa série, mas eu gostei da capa e achei o enredo bem interessante. Gostaria de ler um dia sim.
    Mil Beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2018/10/popstar-joao-cortes.html?fbclid=IwAR13gJ7WCGgMrQQ_DM9cUsImMNGpn21TKVr5zVJmqGWFyG13bh997JE6co8

    ResponderExcluir
  17. Oi, Alê

    Eu vou ver se começo a comprar os livros na Black Friday. Espero que pelo menos os dois primeiros entrem em uma promoção boa.
    Vou sem expectativas porque não sou lá muito fã do gênero, por isso essas resenhaa muito elogiosas são perigosas pra mim. Hahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Essa é uma serie que quero muito ler mas nunca tive a oportunidade. Sua resenha aumentou minha vontade
    Beijos!!
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ale!

    Uau, 600 páginas, haja história, e isso já no quarto volume! Não tem mesmo como a história não ser boa. Ainda não li o primeiro volume, mas pretendo fazer isso logo. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ale! Tudo bom?
    Menina, tô lendo o último volume e só te digo uma coisa... SEGURA NA MÃO DE DEUS. FORTE.
    Rainha das Sombras é um dos meus favoritos da série até agora. Amo a evolução da Aelin, o crescimento dos arcos e como a expansão de universo ficou ainda mais evidente com todas as ameaças pairando sobre os personagens. Império de Tempestades é tiro atrás de tiro, já prepara o coração.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Ale, nossa! Muito curiosa para continuar esta saga. Eu amei o livro 1, o volume 2 confesso que não gostei tantooooo mas quero continuar a leitura dos próximos volumes!
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Confesso que o gênero não é um dos meus favoritos, mas pelo visto a história é bem envolvente.

    naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Essa série sempre me surpreende a cada resenha que leio, super vou ter que conferir ela assim que puder. ótima resenha!

    https://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Alê.
    Eu tive que pular a parte dos spoilers porque ainda estou no segundo volume dessa série. Eu espero ler em breve, mas vou esperar lançarem todos os livros no BR.
    A Sarah é fantástica. Eu ainda não tive tanto contato com Aelin, mas terei em breve.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  25. Oi Ale,

    Li o primeiro livro e curti muito a vibe do livro, mas preciso dar uma relida para seguir com a série. Já tenho os três primeiros livros aqui e coloquei na meta de leitura desse fim ano.
    Bom saber que só vai melhorando ♥
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  26. UAU, parece mesmo ser uma série muito cheia de ação. Confesso que não conhecia, vou procurar mais a respeito! Um beijo :*

    ResponderExcluir
  27. Oi Alê, sua linda, tudo bem?
    Eu demorei tanto para conseguir comprar os primeiros livros e quando o fiz, os outros foram lançados, risos... Eu não sabia que seria uma série longa, então, agora vai demorar mais um pouquinho, pois vou querer ter todos antes de começar a ler. Agora para tudo!!!!! Essa história promete mexer muito comigo, eu gosto muito quando os personagens são levados ao limite e agem na fronteira entre o certo e o errado. Como sempre, você me contagia com seus textos. Adorei sua resenha!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAH eu comecei a ler a pouco tempo, viu Cila? E devorei! HHAHAHHA ah, obrigada!!!

      Excluir
  28. Oi, Ale!
    Mais uma vez, eu passei os olhos bem rapidinho pela sua resenha, mas não li hahaha
    Essa série está junto de ACOTAR na minha lista e eu não quero pegar nenhuma informação antes da hora!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  29. Oie Ale =)

    Ainda vou dar oportunidade a essa série, mas meus planos atualmente é ler os livros que estão parados na minha estante. Até porque, meu ritmo de leitura anda péssimo =(

    Não me recordo de ter lido uma resenha negativa da série Trono de Vidro, e pelo que li ela possui todos os ingredientes que eu amo em fantasia.




    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu ritmo também tinha caído, Ane. Precisei dar uma acelerada no último final de semana.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023