Série: Orange is the New Black - Season 5

Olá amores!

Falar sobre "Orange is the New Black" nunca foi tão fácil. A temporada cinco estreou semana passada e eu consegui acabar em um final de semana mesmo, afinal, foi tudo tããããão ágil e emocionante que não conseguia parar. Mas relaxa, que não teremos spoilers!


Para quem não sabe, a série retrata a vida de uma prisão feminina de segurança mínima. Lá, diversas mulheres (de idades e etnias variadas) precisam aprender a lidar umas com as outras e também com as injustiças/problemáticas sociais.


O que eu mais gosto em 'Orange' não é a comédia, como grande parte do público a vê, mas sim os dramas e questões sociais que ela aborda. O enredo é ousado, levanta questões importantes e que pode sim gerar desconforto para alguns, afinal, é uma história para todos saírem da zona de conforto e mostrar a realidade de muitas mulheres espalhadas pelo mundo. Nessa temporada o foco maior é na rebelião, então novamente tivemos discussões extremamente polêmicas e que precisam de destaque.

Não existe uma protagonista central, cada mulher cumpre seu papel e tem seu momento de brilhar. Acho que desta vez, foi a vez de Taystee (uma das minhas favoritas já que ela AMA fazer referências ao mundo de Harry Potter, rs). A moça nos mostra o quanto as prisões podem ser injustas, já que, seria uma reabilitação para aquele ser humano voltar a ter condições em viver na sociedade, porém não. O modo como elas são tratadas, como sobrevivem... Tudo é péssimo, há exploração e muito preconceito.


Considero essa season 5 uma das melhores. Claro que o final da temporada 4 nos deixou com o coração na mão, mas novamente 'Orange' veio e se superou. Sério... Perdi a conta de quantas vezes chorava enquanto assistia... Muitas vezes, o que essas garotas passam é desumano, mas não deixa de ser real. Minorias. Elas retratam as minorias que não tiveram oportunidades na vida. E está na hora da população acordar e apoiar esses centros de reabilitação. 

Outro ponto que quero destacar é a presença de Uzo Aduba nessa série. QUE MULHER! QUE INTERPRETAÇÃO! Nossa querida Suzanne "Crazy Eyes" traz aquelas cenas que você fica vidrada vendo o show que ela dá. Ela te convence. Ela é incrível!


Mas claramente, não posso ignorar o fato de que novamente os livros são de grande auxílio ao enredo. Na verdade, o mundo cultural aqui de fora é muito presente na história. Filmes, séries, personalidades... As detentas fazem menções ao mundo real o tempo todo e eu, como uma fã de literatura, destaco aqui alguns dos livros que apareceram nessa temporada (ah, e se você é como eu, prepara o coração para o episódio 7. É INCRÍVEL!):

- Alice no país das Maravilhas (Lewis Carroll);
- The Longest way Home (Andrew McCarthy);
- Citação da página 70 do livro da Maya Angelo;
- Comer, Rezar e Amar (Elizabeth Gilbert);
- Call It Spleep (Henry Roth);
- Cathedral;
- Handsome Road (Gwen Bristow);
- The Haiku Handbook (William J. Higginson);
- Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kiyosaki);
- Cooking for one;

Dentre vááááááárias outras!!!!


Ah, e sim a Piper e a Alex aparecem e tem cenas fofinhas, rs. Os fãs do casal ficarão bem contentes com o que está por vir <3

Sendo assim, finalizo minha crítica da season 5 com diversos elogios e implorando por uma próxima temporada para ontem. Pessoal, a Netflix é mais que Sense8 (por mais que eu ame e esteja triste com o cancelamento), vamos dar uma chance para "Orange is the New Black", uma série realista, necessária e muito bem produzida.

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Emocionante demais!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oi, Ale!
    Depois de muito resistir por já acompanhar séries demais, ontem assisti ao primeiro episódio de Orange is the New Black. Gostei do que vi e fiquei feliz por entrar aqui, encontrar seu post justamente sobre ela e ficar sabendo que temporadas depois a série continua ótima!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ale!
    Eu tentei dar uma chance a OITNB, mas não deu. A série não me conquistou
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos de A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Oi Ale! Apesar dos elogios esta não é uma série que eu pense em assistir, isso porque histórias passadas em presídios não me cativam de jeito nenhum.
    Bom domingo!
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Ale, tudo bem??
    Adorei sua resenha sem spoilers hahaha, escrevi uma semana passada pra postar mais pra frente e tá cheia de spoilers da nova temporada, mas irei avisar antes, não foi por mal, juro HAHAHAH
    Sempre amo tudooo o que vc escreve e concordo 100% como sempre HAHAH. Também acho que vale a pena as pessoas darem uma chance pra OITNB e não ficarem só em sense8, é uma série incrível e que merece todo o reconhecimento do mundo porque essa mulherada ARRASA! Fora que esses tapas na cara são extremamente necessários, ainda mais nos dias de hoje!
    É isso, amei sua resenha!
    beijos
    <3
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=VjheAEeAg8U&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é um amooooor <3 Fico feliz que tivemos opiniões parecidas sobre a temporada!

      Excluir
  5. Olá, Ale.
    Eu tenho uma amiga que ama essa série e vive falando para eu assistir. Acho que vou dar uma chance para ela. Acho que vou me identificar com essa personagem que vive citando Harry Potter também hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Gostei da dica Alê. Não assisto Orange is New Black, mas só ouço críticas bem positivas. Fico feliz em saber que esta quinta temporada não decepciona. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca assisti essa série mas eu sei o quanto ela é amada ao redor do mundo. Gostei muito do post porque o enredo é realmente bem interessante.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/06/top-7-ariana-grande.html

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu tenho bastante vontade de ver essa série, pois acho interessante ela abordar a vida de mulheres presas, algo que raramente vejo por aí. Fico contente que tenha curtido a temporada.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Alê!
    Já ouvi falar muito dessa série, mas nunca tive interesse!
    Ver você falar que assistiu um temporada todinha num final de semana até instiga rs
    Vou pensar a respeito, valeu a dica ;)

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  10. Oi
    que bom que gostou dessa nova temporada, nunca assisti essa série mais sempre falam bem que eu fico curiosa.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie Ale =)

    Essa é uma série que todo mundo fala bem, mas que eu não tenho a menor curiosidade em assistir rs...

    A última produção original da Netflix que vi foi Strangers Things e agora estou vendo Anne with an E.

    Gosto das séries que eles produzem, mas não nego que ainda estou meio pé da vida com o cancelamento de Sense8 rs...

    Fico feliz em saber que Orange is New Black está conseguindo manter a qualidade mesmo depois de cinco temporadas. Quem sabe uma hora eu não me anime e não dê uma chance para ela?

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Alê!
    Eu não sou fã de séries não, então eu sempre me perco nas explicações de determinada obra, mas minha tia é apaixonada por essa série, ela diz que eu sou a mulher que fala rápido e não cala a boca kkk eu ainda não tive oportunidade de assistir mas muita gente gosta, então deve ser boa mesmo.
    Beijo.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAAHHAHA a maioria das mulheres dessa série falam rápido e demais HAAHHAHAHA

      Excluir
  13. Olá, tudo bem? Essa série deve ser boa mesmo, pois vejo falarem super bem por aí... Adorei a postagem, fiquei curiosa para assisti-la.

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 11 kits

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca vi nada de série, mas queria muito. Acho que ela deve ser um tapa na cara da sociedade. Quero muito ver... Vamos ver se consigo finalmente acompanhar uma série.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  15. Alê
    não criei a coragem necessária pra assistir Orange is the new black.. .Só alguns epis ainda HEHEHE
    mas quem sabe um dia?
    Esse negocio de aparecer livro durante a temporada EU PIRO então eu super ia querer assistir HEHEHEHEHEH
    beijocas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023