Livro: A Turma da Mônica Jovem - Uma Viagem Inesperada

Olá amores!

Hoje, a resenha são de contos muito especiais para mim. Tive o prazer de ir no evento de lançamento de "Turma da Mônica Jovem - Uma Viagem Inesperada" e conheci as autoras Babi Dewet, Carol Christo, Melina Souza e Pam Gonçalves juntamente com o criador dos personagens mais famosos do Brasil, Maurício de Sousa. O livro foi idealizado e produzido pela Editora Nemo em parceria com a Maurício de Sousa Editora e é uma graça!!!!



Foram 5 horas de fila, mas cada segundo valeu a pena. O evento foi no shopping Eldorado aqui em São Paulo e foi como um sonho realizado. Tanto as meninas, quanto o Maurício me trataram super bem e só de lembrar fico emocionada. Expliquei toda a minha história com a Turma da Mônica ao seu criador e ouvi-lo dizer: 'adorei conhecer sua história' foi algo mágico. Porém, vamos ao que interessa para vocês... A resenha, rs.



Quem está com dúvida sobre a obra, vou explicar: são 4 contos, cujas protagonistas são Mônica, Magali, Marina e Denise. O livro é corrido, não é uma HQ, é uma história escrita por cada uma das autoras como uma obra normal, mas no decorrer da escrita há algumas ilustrações que retratam aquele momento vivido por cada uma delas. Sendo assim, para facilitar, vou dividir a resenha conforme os contos, ok?

1º) "Mônica em uma Aventura na Coreia do Sul" por Babi Dewet:

Após perder uma aposta com o Cebola, Mônica ganha uma viagem para a Coréia do Sul e mesmo não conhecendo a cultura k-pop, a viagem se torna maravilhosa, cheia de descobertas e aventuras. E sabe o que é o mais incrível? Eu realmente me senti sendo a Mônica! Somos muito parecidas e a escrita da Babi é tão fluída para me transportou rapidamente para aquele novo mundo. Gostei muito do fato da essência da personagem permanecer a mesma, ela sempre ressalta o quanto sente falta dos amigos e é visível que aquela menina de vestidinho vermelho, dona da rua do Limoeiro cresceu. 

Algo que quero ressaltar também é um trecho específico do conto (não é spoiler), mas que tocou meu coração de uma maneira única: "eu queria dizer a ela que sentia muito, mas que eu simplesmente não podia ser alguém que eu não era de verdade". Vocês conseguiram entender a importância dessa frase??? Sério, eu fiquei chocada com o quanto esse conto conversou comigo, consegui fazer vários paralelos em relação a minha vida e estou mega apaixonada por ele. 

E para quem quer saber da Babi... Ela é um amor de pessoa!!!! Que abraço delicioso, super atenciosa, prestativa e carinhosa. Consegui adquirir meu exemplar de "Sonata de Punk Rock" autografado nesse mesmo dia e estou amando o quanto a escrita da autora parece 'de verdade'. É simples, fácil e apaixonante. 😙



2º) "Magali em um Menu de Surpresas" por Carol Christo:

Como é uma tradição em todas as férias, Magali faz uma lista com algumas 'tarefas' que precisa cumprir naquele mês. São pequenas coisas que ela nunca fez antes, mas quer sempre se desafiar. O grande problema é que tudo na lista deveria ser feito com o seu namorado, o Quim. Porém, Tia Nena fica doente e os pais de Magali precisam ir as pressas para Paraty, no Rio de Janeiro, ou seja, todos os planos vão por algo abaixo... Ou será que não? 

O conto é muito divertido e leve. A personagem continua a mesma comilona de sempre com o detalhe da palavra: fitness no cardápio, rs. E acho que pelo fato de ser as férias mais 'normais', senti que Magali é 'gente como a gente'. Quem nunca teve que mudar os planos de última hora e foi surpreendido? (Confesso que posso parecer a Mônica, mas eu sempre preferi a Magali quando pequena, rs). É uma história extremamente gostosinha e que faz você terminar de ler com um sorriso no rosto.

E sobre a Carol? Digo que já me senti íntima! HAHAHA Sabe aquela pessoa que você sente empatia? Costumo dizer que a aura é cor de rosa, porque sinto uma energia positiva, animada, do bem. Não tive a oportunidade de ter contato com o livro anterior dela (O Último Mestre Pokémon), mas Carol, já quero um romance seu, viu? 💗



3º) "Marina em Londres para Leigos" por Melina Souza:

Achando que vai passar as férias ao lado do namorado, o Franja, Marina é surpreendida pelos pais com um mega presente: um curso de fotografia em Londres!!!! Quem nunca quis algo assim??? E o mais legal é que Marina se joga meeeeeesmo, ela quer uma total experiência londrina e não tem como não se sentir um pouco parte dessa viagem. 

A confusão, a alegria, a dúvida, a vontade de ter uma experiência completa mesmo não podendo... Marina é real. Ela nos mostrou que é um ser humano, com sentimentos ambíguos e totalmente complexos. Senti que a Melina escreveu com propriedade, querendo nos mostrar que a Marina realmente cresceu e apareceu, não é mais um personagem secundário. Ah, claro que eu amei a volta para casa e meu coração de uma rodopio na cena final (rs), foi minha cena favorita.

Agora, falando sobre a autora, vou te dizer que não existe ninguém mais fofa! Super doce e dava para sentir a emoção dela em estar ali, naquela mesa com pessoas tão incríveis. E se eu pudesse lhe dar um recado hoje, eu diria: Melina, você merecia estar ali. 😉



4º) "Denise em Férias na Serra Catarinense" por Pam Gonçalves:

Após um problema no colégio, Denise é mandada pelos pais para a casa da tia em um acampamento na Serra Catarinense, onde não há internet, nem sinal de telefone. Nesse momento eu te pergunto: o que você faria? Bom, inicialmente nossa protagonista ficou bem mal-humorada, mas após ver que a tia estava em apuros, Denise mostra sua inteligência e determinação para salvar o negócio da família.

E acho que nesse momento, eu já posso dizer que foi o conto que eu mais torço para ter continuação, rs. Que coisa liiiiiiiiiinda! Envolvente, emocionante, doce, delicado... Eu ameeeeeei demais a Denise e a forma como ela bem resolvida, emponderada, faz todos 'comprarem a sua ideia'... Ela faz acontecer!!! A escrita da Pam é maravilhosa, fluída e te envolve. Eu não conseguia parar de ler e cheguei ao final, realmente querendo mais.

Tentei comprar o "Boa Noite" nesse dia em que a conheci (primeiro livro da autora publicado pela Editora Galera Record), mas infelizmente, não tinha nenhum exemplar na Saraiva em que estávamos. Ou isso é sucesso ou eles marcaram bobeira, porque agora eu estou mega ansiosa com a vinda da Pam para São Paulo, no lançamento de "Uma História de Verão" e se conseguir já quero os dois de uma vez só. Pam, vou ler até sua lista de compras se você deixar. Eu amei sua história e não foi pouco. 😍



É isso, rs. Peço desculpas pela resenha enoooooorme, mas eu precisava contar tuuuudo para vocês! É um livro nostálgico, mas ao mesmo tempo atual. Super vale a pena você tê-lo em mãos, a edição está linda e as ilustrações condizem com o enredo de uma maneira bem delicada, sempre em um momento chave da história.

Espero que vocês tenham gostado e corram para adquirir o exemplar de vocês!

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Maravilhoso!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oi, Ale. Amo a Turma da Mônica, cresci lendo os gibis do autor e sinto uma saudade enorme das histórias dele. Eu confesso que os livros da Babi Dewet, que tem muito de k-pop não me chamam atenção, mas adoraria conhecer as demais autoras assim como a obra. A Mel é uma fofa mesmo!!!
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não entendo nada de K-pop, mas acho que é importante as pessoas que gostam ter essa representatividade na literatura também.

      Excluir
  2. Aii que tudo de bom! Queria muito ler os contos, as autoras parecem maravilhosas e muito simpáticas. Menina.. Mauricio é tudo de bom, né? Poxa...5 horas na fila. kkk Mas deve ter valido muito a pena mesmo!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem senti as 5h para ser sincera, rs. Só a fome que apertou, mas ficaria mais 2h facilmente, HAHAHAHA.

      Excluir
  3. Oi Ale, tudo bom?
    Ai que delícia saber que os quatro contos foram tão bons! Eu não me dei muito bem com o livro da Babi, mas AMEI E MORRI com o conto dela naquele livro das estações. Acho que ela tem um jeito perfeito pra contar histórias rápidas <3
    E aaaaaaaa o conto da minha xará foi bom assim? QUERO. Denise sempre foi a minha favorita porque ela me representava a níveis espirituais dentro dos quadrinhos.
    Vou adquirir esse livro com certeza.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tive a oportunidade de ler o conto da Babi no livro das estações, mas já quero! HAHAHA

      Excluir
  4. Olá!
    Ahh, a Turma da Mônica marcou minha infância! Que demais esse livro, não conhecia ainda. Muito interessante hehe
    Beijos,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente: adorei a resenha.
    A sua empolgação com o livro é fascinante.
    Eu queria saber mais sobre o livro e sua resenha foi a primeira que li do livro, bom, só posso dizer que quero ler o livro agora mesmo. Sério, parece fascinante. E as outras parecem ser maravilhosas mesmo.
    Adorei mesmo a sua resenha.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada! Fico feliz que tenha sentido o quanto amei a obra.

      Excluir
  6. Oi Ale, tudo bem?
    Que bacana que você conheceu as autoras! <3 A Pam é uma inspiração pra mim!
    Porém, mesmo sendo fã dos gibis da Turma da Mônica, não sou muito fã dessa vibe jovem deles, então não leria o livro. =/
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha Alê. Lembro dos gibis da Turma da Mônica com aquele sentimento gostoso de nostalgia e acredito que esses quatro contos consigam passar uma pequena parte dessa sensação. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ale!
    Que emoção conhecer o Mauricio, hein! Aprendi a ler com as revistinhas da Turma da Mônica e meus domingos de manhã sempre incluíam uma ida ao jornaleiro para comprar novas. Mesmo sendo histórias escritas por outras autoras, fiquei com vontade de ler. Que saudade dessa turminha!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  9. Oi Ale! Eu estou morrendo de vontade de ler este livro, adoro ver esses projetos onde novos autores usam os personagens do Mauricio em novas história. Os Graphic MSP são brilhantes. Eu vi suas postagens no Insta sobre este dia e achei lindas as emoções que transbordaram em cada uma das stories. Das autoras, eu já conheci a Babi e adoraria ver a Pam, já que ela foi uma grande influência na minha vida de leitora. A Pam sempre vai ser a Garota It.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que linda Cida! Obrigada! Esse dia foi bem emocionante *-*

      Excluir
  10. Oi Aleeeee, td bem?
    Ler seu post me dá uma nostalgia ÓTIMA! Sempre gostei da Turma da Mônica mas acabei me afastando dessa leitura deliciosa! Uma pena, agora fiquei com vontade de voltar hahahaha
    O evento parece ter sido incrível mesmo e gratificante, fico feliz por vc!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=HmYR72SEs6I&t=1s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, mas voltar com esse livro foi uma ótima experiência!

      Excluir
  11. Oi Ale!! Que legal que você compareceu ao evento! Eu não fui... snif...
    Sou muito fã do Maurício e com certeza quero ter esse livro na minha estante. Já o conheci pessoalmente na ocasião do leilão das Mônicas gigantes no próprio Shopping Eldorado, em 2013.
    Amei o post!
    bjs

    Amor Por Livros
    http://amo-os-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que tenha outras oportunidades para você conseguir um exemplar autografado ;)

      Excluir
  12. Oi
    eu já estava querendo ler esse livro, mas depois dos seus comentária de cada um quero ler ainda mais, as histórias parecem ser super gostosinha e como não amar a turma do mônica.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Estou bem curiosa para ler este livro, sou fã das autoras e tive o prazer de conhecer a Babi e Pam, e queria muito conhecer as outras. Adorei suas fotos, deve ter sido mágico este dia.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie Ale =)

    Eu amo a Turma da Mônica, mas ainda não li nada dessa leva dos personagens mais jovens. Estou bem curiosa para ler esse livro, mesmo não gostando muito de livros escritos por vários autores.

    Adorei a fotos!

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai se surpreender com a Turma da Mônica Jovem, viu Ane?

      Excluir
  15. Ameeeei sua resenha e adorei as fotos, fiquei muito feliz que tu conheceu todos esses autores. Não conhecia esse livro, mas achei essa proposta muito interessante e fiquei bem curiosa pra ler essa história, sempre fui fã dessa Turma.
    Mil Beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/09/desejo-do-dia-bela-e-fera-perdida-em-um.html

    ResponderExcluir
  16. Oi Ale,
    Tudo?
    Menina que tudo isso. AMei esse seu post, sou mega fã da turma da mônica também mas desconhecia esse livro que as autoras fizeram com os personagens, parece ser muito fofooo e divertido com certeza quero adquiri-lo para ontem. Amei essas suas fotos também obrigada por dividir com a gente.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2017/09/cinekriativa-it-coisa.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha conseguido passar toda a felicidade que esse dia e esse livro me passaram *-*

      Excluir
  17. Esse livro tá na minha lista de compras pro mes que vem. To ansiosa pra ler <3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Ale, tudo bem?
    Cresci com a Turma da Mônica e fiquei bem empolgada com seu post! Achei a ideia de contos com outros autores muito interessante, já quero muito esse livro! O Maurício é um fofo, fiquei muito feliz por você ter conseguido participar desse lançamento!

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também cresci com essa turma e é incrível quando vemos a evolução dos personagens!

      Excluir
  19. Olá, Ale.
    Eu achei que fosse uma HQ hehe. E gostei bem mais de saber que é um livro e de contos de autoras que com certeza assim como nós são fãs da turminha. E que legal que deve ter sido esse evento.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei a ideia do texto corrido, tem mais detalhes e nos envolve, né Sil?

      Excluir
  20. Eu vi nos Stories da Melina sobre o lançamento! Quero muito, sempre fui fã dos Gibis da Turma da Mônica! Faz anos que não leio, muitas saudades.
    Eu não sabia que cada autora tinha pego para escrever sobre uma personagem!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ale! Tudo bem? Socorro, quanto amor em um só post! As autoras parecem ser fofas, o livro também e é Turma da Mônica, né? Não tem como ser ruim. AMO AMO E AMO! E olha o Maurício! Ah, inveja! rs

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Alêeee
    Tá com cara de ser uma delícia esses contos!!!
    Super leria todos!
    Engraçado que cada autora fala o que mais tem de seu, né? A Melina ficou em Londres uma época senão me engano, a pam mora em SC e a Babi ama a Coreia HAHAH Adorei como deu de casar com tudo
    iria adorar até mesmo TUDO hahahahahhaha
    adorei a resenha e não achei grande não, achei completa isso sim
    hahah
    beijocas

    ResponderExcluir
  23. Turma da Mônica Jovem: Uma Viagem" translates to "Monica's Gang Youth: A Journey" in English. This book likely follows the adventures of Monica and her friends in a youthful context. How VPN Install It offers readers a delightful journey through the colorful world of Monica's Gang in their youth.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023