Livro: Reino de Cinzas - Trono de Vidro #6

Olá amores,

Hoje, a resenha é bem especial e confesso que estou nervosa para trazê-la a vocês. "Reino das Cinzas" da Sarah J. Maas é o livro final da saga Trono de Vidro e talvez o mais impactante de todos. Foram 936 páginas de muita ação e emoção!


Para quem ainda não conhece, deixarei abaixo a lista de resenhas da série, pois será impossível não dar SPOILERS da saga já que a conclusão épica precisa ser analisada do início ao fim, porém adianto que não teremos spoilers de como tudo termina, ok? E se você vai parar a resenha por aqui, só digo uma coisa: LEIAM TRONO DE VIDRO, UMA DAS MELHORES SÉRIES DA MINHA VIDA. Obrigada, de nada.




"Reino de Cinzas" já começa com grandes problemáticas a serem resolvidas. Aelin está presa com Maeve, enquanto o resto do grupo se divide para cumprir missões importantes na luta contra Erawan. E se for para analisar assim, friamente, digo que o foi um dos livros mais bem estruturados que já li, pois tudo é muito bem colocado e fechado nos momentos certos. Aqui, percebemos o quanto a autora desenhou essa trama ao longo dos anos e que sempre soube como tudo se encaixaria. É uma saga inteligente e ousada. Completa. Em momento algum o leitor é subestimado e dá orgulho de ter acompanhado toda essa trajetória.

Porém, não apenas de análise geral a resenha será feita. Vou falar um pouco sobre cada impressão que tive e o que mais gostei:  



1) Manon e suas Treze: Amo tanto essas bruxas!!! O ponto alto delas foi durante a leitura e achei que Manon fosse ser mais ativa no final. Não que ela não represente parte importante da luta, não é isso. Eu só queria que ao invés de Yrene ter o grande destaque, fosse Manon. Posso gerar polêmica, porém, para mim, a Yrene meio que chegou do nada e sentou na janelinha, sabe? Gosto dela, mas não mais do que das outras personagens femininas. Agora, vale dizer que não vou tirar pontos por esse destaque, porque entendo todo o contexto e a explicação de como Yrene consegue seu gran finale; 

2) Dorian e Chaol: Os dois rapazes vieram comigo de uma longa jornada de amor e ódio. Acho que Chaol foi um dos personagens que mais me decepcionou em toda a literatura e claro que aqui não seria diferente. Em uma determinada cena cuja uma votação é feita, Chaol demonstrou novamente o quanto ele pode ser irritante e insensível. Já Dorian tem seu crescimento positivo. Eita homem inteligente! Suas cenas com Maeve me deixaram de olhos arregalados, rs. Até sua magia dá um grande salto, tornando-se um ponto chave para a guerra contra Erawan;

3) Lorcan, Elide, Lyssandra, Aedion: Todos lutando as próprias batalhas, mas nunca deixando Terrassen de lado. E o mais intrigante aqui, é como a autora faz para que o romance entre eles seja um complemento perfeito para os ápices de luta. Vários momentos são de emocionar! Confesso que fiquei um pouco irritada com os capítulos de Lyssandra e Aedion no início, pois eu queria era mesmo saber como Aelin estava lá com Maeve;

4) Mortes: Não pense que passaremos por 936 páginas sem sofrimento. Até porque, aqui é um livro da Sarah J Maas e ela gosta muito de brincar com nossas emoções. Porém, vou falar que eu achava que haveria mais sangue derramado. Ou melhor dizendo, mais sangue conhecido derramado. Poucos personagens relevantes morreram e isso foi uma grande surpresa. Ponto positivo para o desfecho final, valeu muito a pena ver como cada um reagiria na grande guerra final! Ah, e quando os momentos de despedida acontecem, saiba que é MUITO emocionante;

5) Chaves, fechadura e sacrifício: que reviravolta na história! Acho que ninguém esperava o rumo que tudo tomou, principalmente, aquelas consequências à Aelin. Ainda mais que o ocorrido nem fez cócegas no poder de Erawan. E falando mais um pouco sobre isso: acho que esse plot só reafirmou a inteligência e a sagacidade de Aelin; 

6) Feminismo: quanta alegria ver cenas relevantes, fortes, emponderadas vindo de personagens mulheres de diferentes personalidades. "Reino das Cinzas" veio para reafirmar a força e o poder que as mulheres tem quando querem algo. Existem cenas muito bem descritas que ao se formarem em nossa mente de leitora, nos dá orgulho. E não estou falando só em força física, viu? Estou falando na inteligência, na coragem, na generosidade de cada uma das mulheres aqui apresentadas. É realmente uma obra que nos dá orgulho;

7) Vilões: para mim, Erawan nem faz cócegas em Maeve. Ela sim é ardilosa, perigosa e manipuladora. Maeve traz o desespero consigo em cada cena, pois sua magia é engenhosa e muito velha. 

8) Aelin Galathynius, a melhor protagonista de todos os tempos: o quanto essa mulher sofreu, a força que ela teve em superar todas as dores, cicatrizes, obstáculos não foi esperado, pois em diversos momentos eu fiquei com medo dela perder seu brilho. Mas não. Ela superou todas todas todas as expectativas que eu tinha, inclusive se afirmando como mulher, rainha, humana e feérica, pois ela não precisa escolher nada. Ela é o que ela deseja ser. Nada é um empecílho para Aelin não lutar por seu povo. Admirável. Corajosa. Muito esperta. Aelin é a verdadeira Rainha e só de lembrar das aventuras e provações sofridas, me emociono;

9) Uma das melhores cenas do livro (SPOILER de 'Reino das Cinzas'): a despedida de Aelin, Dorian e Chaol não tem ser humano que resista. Eu chorei lembrando de toda a nossa trajetória e o quanto cada um representou para o sucesso da saga. Foi uma cena nostágica e necessária como adeus ao leitor que foi conquistado lá na competição para saber quem seria o capeão do Rei. Quem diria que Celaena passaria por tudo o que passou...



E vou falar que passaria mais dias e dias conversando sobre o final da saga que conquistou meu coração de uma maneira inesperada. Fantasia nunca foi o meu foco, porém ao conhecer a escrita de Sarah J Maas fui arrebatada e não a largo mais, rs. 

Caso queiram conversar sobre algum ponto específico da história, estou a disposição lá no instagram ou facebook, pois são tantos detalhes que fica impossível destacar tudo a vocês, sem contar os spoilers que eu soltaria, rs. Então, finalizo aqui agradecendo toda a parceria, paciência e presença de vocês nessa longa jornada que foi ler 'Trono de Vidro'. Essa série pode ter chego ao seu final, mas as resenhas dos livros da Sarah não. Fiquem ligados nas novidades! 😘

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - FAVORITO DO ANO!!!!

- Alessandra Salvia



Comentários

  1. Parabéns pela resenha
    Percebi a sua emoção nas palavras
    Deve ter sido difícil se despedir de personagens que você acompanhou ao nessa longa jornada
    Quem sabe um dia eu consiga adquirir esse série ! E o que espero

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Li o primeiro livro da série e pretendo continuar. Sempre vejo muita gente falando de como os livros da SJM são bons (inclusive comecei corte de espinhos e rosas), e adorei sua resenha! Evitei os spoilers, ainda bem, e mal posso esperar o que vem pela frente

    beijos

    L de Saturno

    ResponderExcluir
  3. Oi ALê, eu devo confessar que sempre fico impressionada com essa série porque nunca leio criticas negativas, a autora mantém sempre um ótimo nível e os leitores são apaixonados pelos livros. Ainda lerei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alê!
    Confesso que acho muito legal quem dá conta de ler séries com tantos livros.
    Fora Harry Potter e as Crônicas Vampirescas, nunca mais me aventurei em mais de dois livros.
    Acho que posts como este servem de incentivo.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alê!
    Minha única reclamação do livro é justamente a falta de mortes impactantes, mas de resto ele é maravilhoso! Também virou favorito do ano!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que como ela construiu a história, as mortes foram as necessárias.

      Excluir
  6. Oi Alê! Eu amei a série e o desfecho foi maravilhoso. A minha maior dor foi o o que aconteceu com as treze, achei uma pena aquele final delas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ale.
    Eu amei demais essa série e esse ultimo livro foi maravilhoso. A sua opinião foi bem parecida com a minha. É tão satisfatório ver que a Sarah tinha tudo planejado e não foi inventando nada conforme os livros iam ser publicados. Também achei que a Manon devia ter brilhado mais nesse final já que ela e a Aelin sempre estiveram ali lado a lado como co/protagonistas. E coo não chorar com As Treze? E fiquei muito brava quando a Aelin perdeu tudo e não aconteceu nada com ele. Agora Maeve merecia ter sofrido mais pelo que ela fez a todos eles. Mas amei muito esse livro e já quero mais livros da Sarah.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ale!
    Estou morrendo de vontade de terminar essa série, mas ainda falta ler o livro 5.
    Imagino como esse final vai arrasar comigo!

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderExcluir
  9. Oi Ale, tudo bem?
    Eu quero MUITO ler essa saga, de tantos elogios que leio sobre.
    Mas aí vejo que o livro tem mais de 900 páginas e me acovardo na hora. :(
    Acabo sendo enrolada quando o livro é grande assim, sei lá porquê.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Oi Ale, quanto amor por esta saga heimmm
    Eu li apenas o primeiro livro e amei, preciso voltar a ler os livros urgente!!

    Beijinho Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  11. Impossível não se impressionar com essa série, até hoje só vi comentários positivos sobre ela. Deve ser muito boa!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Ale, não li a resenha, confesso!
    Eu ainda não li a saga, então não posso ler sobre o final dela, né?
    Mas eu imagino como você se sente, porque ao terminar a saga de Corte de Espinhos e Rosas tudo o que eu queria era conversar sobre ela com todas as pessoas do mundo, haha.
    A Maas faz isso com a gente.
    Em breve começo essa saga que dizem ser maravilhosona.

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Alê!
    Essa série está na minha lista e eu pretendo começar ainda esse ano. Por isso, não li sua resenha. Não quero pegar nem o mínimo spoiler, sabe? hahaha Espero que eu goste também!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus, quase mil páginas? uau. Que bom que foi uma história cheia de adrenalina e que fechou muito bem essa saga. Nunca li nenhum livro mas dá para ver pelos seus elogios que é maravilhoso.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Alê.
    Estou maluca para ler essa série, mas ainda não consegui comprar os livros porque são bem caros (como a maioria da Record). Enfim, adorei a resenha. Espero que fiquei tão impactada como você.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, peguei alguns em promoção, mas outros tive que pagar o preço de capa mesmo. :(

      Excluir
  16. Oi, Alê

    Não li a resenha por conta dos spoilers, mas fico feliz que tenha sido uma jornada tão proveitosa para você.
    Quando eu consegui comprar todos os livros vou começar a leitura.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  17. Oiiii,
    Parabéns pela resenha!
    Já li até o livro 5.2, ainda falta Torre do Alvorecer e o último livro da Saga.
    Adoro essa autora também! Kkkkk
    Quando eu tiver terminado de ler, conversaremos.
    Bjos
    Mamaci

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023